terça-feira, 3 de maio de 2011

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PREGADORES - CAPÍTULO I

I -        O PREGADOR

1.1     - Seu Conhecimento

a)        Conhecimento Bíblico

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Oséias 6:3a RA)
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15 RA)
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
(2 Timóteo 3:16-17 RA)

1.   Métodos de estudo das Escrituras Sagradas
§  Toda Bíblia
É o método mais comum de ler as Escrituras. Consiste na leitura seguida de todos os livros da Bíblia. Lendo três capítulos por dia e cinco no domingo você concluirá todos os 66 livros em um ano.
§  Livro específico
Trata-se da análise exaustiva de um livro da Bíblia por vez. O mesmo livro é repetidamente lido e, em cada nova leitura, busca-se analisar diferentes aspectos.
§  Tópico
Consiste na escolha de um tópico específico e pesquisar os versículos relacionados a este assunto.
§  Personagens
Neste método você escolhe um personagem bíblico e procura saber tudo a seu respeito, estudando cada versículo a ele relacionado.

2.   Suplementos para estudo bíblico
Para um estudo aprofundado da Bíblia é indispensável consultar determinados livros. Aos poucos você deve adquiri-los e logo terá a sua própria biblioteca pessoal de estudo bíblico. Você precisará deste recurso se quiser preparar um sermão com excelência. Se você possui computador, já existem programas que englobam a maioria dos livros que sugiro abaixo:
§  Concordância bíblica
§  Dicionário bíblico
§  Mapas de terras bíblicas
§  Comentário bíblico
§  Bíblia de referências
§  Diversas versões da Bíblia
§  Diversas Bíblias de Estudo
§  Livro de dificuldades bíblicas
§  AT interlinear hebraico-português
§  NT interlinear grego-português
§  Dicionário hebraico-português
§  Dicionário grego-português

b)       Conhecimento Teológico

1.   Seminário
A Escola Bíblica Dominical é muito importante, principalmente para que você conheça melhor as doutrinas da sua própria igreja e tenha maior comunhão com os irmãos. Mas isto não significa que você não deva buscar mais conhecimento da palavra de Deus. E, para isto, nada melhor do que cursar um bom seminário teológico. Ao fazê-lo, não se contente apenas com o curso básico. Prossiga! Quanto maior o seu nível de conhecimento, melhores serão suas pregações.

2.   Livros teológicos
Para enriquecer o seu conhecimento e, conseqüentemente, suas pregações, adquira livros que vão ajudá-lo no preparo dos sermões e no conteúdo de suas mensagens. Seguem-se algumas sugestões:
§  Homilética
§  Hermenêutica
§  História da Igreja
§  Apologética
§  Biografias de cristãos exemplares

c)        Conhecimento Secular

1.   Escolaridade
Não despreze a importância do conhecimento adquirido secularmente. Aprenda bem a língua portuguesa e, se possível, aprenda também inglês e espanhol. Não esqueça que os melhores seminários teológicos exigem que o aluno tenha concluído o Ensino Médio (antigo segundo grau) para que possa matricular-se no curso de bacharel em teologia. Portanto, não fuja da escola!

2.   Atualidades (jornais, revistas, internet, etc.)
Se você quer pregar bem, não seja um alienado. Alguém já disse que um bom pregador sempre anda com sua Bíblia em uma das mãos e o jornal na outra. Mantenha-se atualizado! As ilustrações que mais impressionam vêm através de histórias da vida real.

1.2     - Sua Unção
Conhecimento sem unção é como luz sem calor. Ambos não podem viver divorciados.
“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,” (1 Coríntios 2:4 RA)
“porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.” (1 Ts 1:5 RA)

a)        Oração
O preço da unção é o tempo que se gasta com Deus em oração. Você já deve ter ouvido a máxima: “muita oração, muito poder!” Todos os grandes pregadores da história foram homens de constante oração, tais como: João Crisóstomo, Agostinho, Martinho Lutero, João Calvino, João Knox, Richard Baxter, Jonathan Edwards, John Wesley, Francis Asbury, Charles Finney, Charles Haddon Spurgeon, Dwight L. Moody, Martyn Lloyd-Jones, entre outros. Além da grande eficácia como pregadores, o que estes homens tinham em comum? Todos eles acordavam cedo, muito antes do sol nascer, para buscar a Deus em oração. Este é o preço. Ore mais e você incendiará corações com suas mensagens.

b)        Jejum
Igualmente, os grandes nomes da história cristã também praticavam o jejum. John Wesley, por exemplo, jejuava duas vezes por semana. Acerca do jejum, no entanto, deve-se esclarecer o seguinte:

1.   Propósito do jejum:
§  Para santificação (Jl 2:12-13)
§  Para se humilhar (Dn 10:1-12; Mt 23:12)
§  Para maior intimidade com Deus (Jr 29:13)

2.   O jejum deve ser:
§  Secreto (Mt 6:16-18)
§  Acompanhado de oração (Dn 9:3; Mc 9:29)
§  Não exagerado (Is 58:5)

c)         Santidade
Ser santo é viver de forma consagrada ao Senhor. Santidade é separação. Não adianta nada orar e jejuar para logo em seguida fazer algo que desagrade ao Senhor. Devemos nos esforçar em seguir o conselho de Paulo a Timóteo: “conserva-te a ti mesmo puro”. (1 Tm 5:22) Ou seja, este é um esforço que nós mesmos devemos fazer. E isto só é possível com vigilância e oração.
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” (1 Ts 4:3-5 RC)
“mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,  porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:15-16 RC)

Três conselhos para uma vida em santidade

1.     Afaste-se das más companhias
“ Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Co 15:33 RC)

2.     Fuja do pecado
“ Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.” (1 Timóteo 6:11 RA)
“ Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22 RA)

3.     Ocupe-se com as coisas de Deus
Conta-se que Billy Grahan, o grande evangelista do século XX, certa vez foi abordado por um repórter, que lhe perguntou se ele não pecava. E a resposta foi: “Eu não tenho tempo para pecar.” E você?

1.3     - Seu Testemunho
A conduta do pregador fala mais alto que sua pregação. Você precisa viver o que prega e pregar o que vive. Caso contrário será um hipócrita.
“ Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.” 
(1 João 2:6 RC)

Verifique como vai seu testemunho nestas três áreas da sua vida

a)        Na casa de Deus
“ mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” (1 Timóteo 3:15 RC)

b)       Na família
“ Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.” (1 Timóteo 5:8 RC)

c)        No mundo
“ E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego,  do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.” (Atos 16:1-2 RC)
“ Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.” (1 Timóteo 3:7 RC)




Autor: Alan Capriles
alancapriles@gmail.com



CONFIRA TODO ESTE CURSO

ATENÇÃO 
Os direitos autorais deste curso estão protegidos. Você está autorizado pelo autor a copiá-lo, desde que mencionada a fonte, mas não poderá comercializá-lo. O descumprimento desta regra certamente acarretará em processo judicial por parte do autor deste curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário