terça-feira, 3 de maio de 2011

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PREGADORES - INTRODUÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PREGADORES
A homilética sem complicação

Introdução

Pregar a Palavra de Deus é o maior privilégio de todos. Por meio da pregação o evangelho de Cristo é semeado nos corações, gerando arrependimento, fé e resultando em salvação de vidas que são transformadas pelo Espírito Santo. Porém, todo pregador precisa estar ciente da grande responsabilidade que há em se falar em nome do Senhor. Assim como tudo que concerne ao reino de Deus, o pregador também deve exercer seu ministério com zelo, prudência e preparo. (Rm 12:11; Lc 12:47) Deus não se agrada em que sua obra seja feita relaxadamente (Jr 48:10). Foi com esta premissa que o presente curso foi elaborado, a fim de melhor capacitar você, pregador, a desenvolver sua chamada e honrar ao Senhor neste ministério.

O que é homilética

Homilética é o nome teologicamente correto para um curso destinado à pregação. A palavra homilética provém do termo grego homilia, que significa discurso, palestra, ou conversa mútua. A homilética pode ser entendida simplesmente como: “a ciência ou arte do discurso cristão.”
Os leigos costumam confundir homilética com hermenêutica e exegese, que são também outros termos teológicos. Apesar de a homilética estar ligada tanto à hermenêutica e quanto à exegese, o estudante de teologia precisa saber diferenciá-las.


Diferença entre homilética, hermenêutica e exegese

Os conceitos abaixo foram extraídos do Dicionário de Teologia:

1.     Hermenêutica
“Disciplina que estuda os princípios e as teorias de como os textos devem ser interpretados, sobretudo os textos sacros como a Bíblia. A hermenêutica também se preocupa com o entendimento de papéis e dos relacionamentos singulares entre o autor, o texto, o público-leitor original e o posterior.”

2.     Exegese
“Exegese é literalmente ‘extrair significado de’. Refere-se ao processo de buscar entender o que um texto quer dizer ou comunicar por si mesmo.”
Em outras palavras, a exegese estuda como interpretar um texto bíblico, de forma fiel à intenção original do autor.

3.     Homilética
“Disciplina teológica que busca compreender o propósito e o processo da preparação e apresentação de sermões. A homilética busca entender e integrar os papéis do pregador, da mensagem e do público. Também busca ajudar o pregador a se preparar espiritualmente para a pregação, a desenvolver sermões fiéis às Escrituras e a apresentá-los de forma culturalmente aplicável.”


Relação entre homilética, hermenêutica e exegese

Uma vez que a homilética estuda o sermão e a pregação, e ambos estão ligados à Bíblia, esta precisa ser corretamente interpretada. Quando o texto bíblico é mal interpretado, tanto o sermão quanto a pregação tornam-se veículos perfeitos para a propagação de heresias. Infelizmente, alguns bons oradores são péssimos na interpretação das Escrituras. Surgem assim doutrinas estranhas, heréticas, que podem gerar o aparecimento de novas seitas.
Assim sendo, a primeira tarefa de um autêntico pregador da palavra de Deus é saber interpretá-la corretamente. A disciplina teológica que cuida desta correta interpretação chama-se hermenêutica. E, dentro da hermenêutica, dá-se o nome de “exegese” ao trabalho de aprofundamento minucioso em um texto, a fim de se descobrir o propósito do autor em escrevê-lo. Com a aplicação das regras da hermenêutica, e uma correta exegese, o pregador terá certeza de que sua mensagem está ensinando aquilo que a Bíblia diz, e não as suas próprias idéias.
Portanto, o pregador não somente precisa, mas deve, o quanto antes, investir no estudo da hermenêutica. Desprezar isto é arriscar-se em trocar o alimento da Palavra de Deus, pelo veneno da heresia.

Definição de termos relacionados à homilética

a) Retórica
Estudo das regras concernentes à eloqüência.

b) Eloqüência
Dom natural da palavra, que pode ser desenvolvido através do estudo da oratória.

c)  Oratória
Arte de falar em público de forma elegante, fluente e atrativa.

d) Sermão
Discurso de caráter religioso.

e) Pregação
O ato pelo qual se expõe o sermão.

f)   Tema ou tópico
    A idéia principal da pregação.   




Autor: Alan Capriles
alancapriles@gmail.com


CONFIRA TODO ESTE CURSO

ATENÇÃO 
Os direitos autorais deste curso estão protegidos. Você está autorizado pelo autor a copiá-lo, desde que mencionada a fonte, mas não poderá comercializá-lo. O descumprimento desta regra certamente acarretará em processo judicial por parte do autor deste curso.

2 comentários:

  1. querido Allan graça e paz queria saber se posso copiar o seu curso para postar em meu blog sem fins lucrativos apenas para as pessoas possam cresçer na graça e no conhecimento

    ResponderExcluir
  2. Parabéns peço ótimo conteúdo, gostaria de deixar aqui o meu blog onde escrevo textos para a edificação do corpo de Cristo.

    http://pregar.top/o-que-e-homiletica/

    ResponderExcluir